quarta-feira, 27 de março de 2013

                   Regionalização pelo nível de desenvolvimento

Levando em consideração critérios econômicos e sociais, podemos regionalizar o mundo em países desenvolvidos,  países subdesenvolvidos e países subdesenvolvidos industrializados.

Países desenvolvidos




"Quando nos referimos a países desenvolvidos falamos de países que conseguiram um alto índice de industrialização, e que desfrutam de um alto padrão de vida, possível graças à riqueza e à tecnologia, esta tem um papel fundamental no nível de desenvolvimento de determinado país.

Os países desenvolvidos são diferentes dos subdesenvolvidos  porque: seus habitantes possuem uma melhor qualidade de vida; utilizam seus recursos de tal forma que sejam suficientes para atender às necessidades do país; a qualidade dos seus produtos manufaturados  é elevada; têm ordem econômica; os serviços são bem distribuídos no país e entre as pessoas e, acima de tudo, a população trabalha de forma totalmente eficaz.

O desenvolvimento é classificado como um processo de uma sucessão de mudanças que alteram o ritmo e a estrutura de um determinado sistema, tornando seus potenciais mais ágeis. Os países desenvolvidos têm um crescimento da renda per capita  que vai acompanhado de transformações no funcionamento do sistema econômico e, ao mesmo tempo, são observadas mudanças sociais, políticas e culturais que modificam amplamente a estrutura social deste ou daquele país.

Até pouco tempo, o desenvolvimento estava vinculado somente ao crescimento econômico em termos de aumento do PIB (produto Interno Bruto) de um país, que, aliás, nos países desenvolvidos ultrapassa os 10.000 dólares/ano. Portanto supunha-se que todo o esforço deveria ser feito neste sentido. Verificou-se, porém, que a relação entre o aumento do PIB e a melhoria da qualidade de vida das pessoas não era verdadeiro em muitos casos. É preciso levar em conta a distribuição das riquezas.

Existem outras formas de constatar se um país é ou não desenvolvido, são elas: maior bem-estar material; melhor nível educacional; maior igualdade de oportunidades; melhores níveis de alimentação; maior resistência às doenças; elevado nível de consumo por boa parte da população; maior desenvolvimento físico e mental e maior tempo para o ócio.

Os países mais desenvolvidos são principalmente grande parte dos países europeus, Estados Unidos, Canadá, Japão, Austrália e Nova Zelândia."
Fonte:http://www.infoescola.com/geografia/paises-desenvolvidos/

Países subdesenvolvidos

Nos países subdesenvolvidos, a maioria da população é constituída por pessoas de baixa renda, os ricos formam uma minoria que detém a maior parte da riqueza gerada no território nacional, promovendo a desigualdade social. 


Países subdesenvolvidos industrializados 

Os países subdesenvolvidos industrializados são países pobres que dispõe de alguma indústrias ou se encontram em fase de industrialização.





Nenhum comentário:

Postar um comentário